Feto3D

+1-888-123-1234 info@company.com

Menu

Semana 27

Terceiro Trimestre

Semana 27

GESTAÇÃO
25 semanas

COMPRIMENTO
24cm, do topo da cabeça às nádegas; 38cm com as pernas estendidas

PESO
1kg

O longo desenvolvimento dos olhos está completo agora que as camadas finais das retinas, no fundo dos olhos, já se formaram. As pálpebras, antes fechadas, podem agora se abrir um pouco. Os cílios também estão bem crescidos. Eles ajudam a proteger os delicados globos oculares contra qualquer coisa que possa danificá-los. Uma tarefa que será também mantida ao nascimento.

O feto fica mais arredondado devido à crescente quantidade de gordura depositada sob sua pele. Os pulmões continuam crescendo. As papilas gustativas estão em pleno funcionamento, na língua e no interior das bochechas.

Enquanto os olhos se desenvolvem, as pálpebras mantêm-se fechadas permitindo melhor desenvolvimento da retina, que se completa ao redor da 24ª semana. Daí as pálpebras começam a se abrir.

Como o interior do útero é escuro, os olhos permanecem fechados quase todo o tempo. Eles abrem em períodos intermitentes. Por volta da 33ª semana, as pupilas fetais são capazes de se contrair e dilatar, de modo que ele seja capaz de perceber formas indistintas.

Exercitando o abrir e fechar dos olhos, o feto aperfeiçoará o reflexo de piscar. Uma vez nascido, é piscando que ele defenderá os olhos de objetos que se aproximem, protegendo as córneas contra o excesso de luz e mantendo os olhos úmidos. Um recém-nato vai fechar os olhos automaticamente se alguém tocar no seu nariz, no caso de uma luz muito forte ou até um ruído muito alto.

Muitos dos reflexos com os quais bebê nasce desaparecem com o tempo, mas o de piscar permanece por toda a vida. Talvez por ser um exercício constante para os numerosos estímulos visuais a que somos submetidos a partir do nascimento.