Feto3D

+1-888-123-1234 info@company.com

Menu

Semana 16

Segundo Trimestre

Semana 16

GESTAÇÃO
14 semanas

COMPRIMENTO
108 a 116mm, do topo da cabeça às nádegas

PESO
80g

Meus braços e pernas estão completos, sendo que minhas pernas estão crescendo mais do que meus braços. Todas as minhas articulações estão funcionando. Ocorre uma maior calcificação dos meus ossos.

Embora eu ainda tenha que contar com os anticorpos da minha mãe, que atravessam a placenta, meu sistema imunológico já pode produzir anticorpos. Meu sistema nervoso está em funcionamento e meus músculos respondem a estímulos do meu cérebro, para que eu possa coordenar meus movimentos. Assim, tenho o controle dos meus chutes e cambalhotas.

Um especialista em ultrassonografia deve ser capaz de discernir o meu sexo com facilidade. Mas o que você não pode ver ou sentir é que eu tenho soluços às vezes. Esses soluços são silenciosos porque não há ar em minha traquéia, somente o líquido.

Definido como o sentido inconsciente do corpo no espaço, a propriocepção é dependente de uma variedade de informações recebidas do cérebro para orelhas, olhos, nariz e pernas. Por volta desta fase da gestação, (17ª semana), no cérebro se desenvolvem as vias neurais que permitirão que um feto comece a sentir as outras partes de seu corpo. A propriocepção é um sentido dinâmico, que permite a adoção de um ambiente de mudança. O cerebelo é o componente de maior crescimento do cérebro, neste momento, e que rege essa gama de comportamentos.

Apesar de propriocepção não totalmente madura até que seu bebê nasça e tenha seus sentidos estimulados em uma variedade de maneiras, os primeiros sinais de que apareça no início do desenvolvimento fetal. Este bebê começa a trazer as mãos, mas apenas como eles chegarem perto, primavera, distante – possivelmente uma ação reflexa. Ele persevera, no entanto, e no último consegue trazer os dedos juntos. Ele reconhece outra parte de si mesmo?